Blog
Você sabe o que é o ITBI?

Você sabe o que é o ITBI?

Por que devo pagar o ITBI?

 

É necessário o pagamento deste tributo por parte do comprador para que ocorra a transferência de propriedade do bem adquirido para o seu nome. Ao quitá-lo, o imóvel estará regularizado nos registros públicos, além de garantir o acesso a serviços municipais básicos, como asfaltamento das ruas, coleta de lixo, instalação e abastecimento de água e luz, entre outros.

 

E qual o valor do ITBI?

 

O valor do tributo varia de cidade para cidade e gira em torno de 1% a 3%. Em Blumenau, o ITBI é de 2% sobre o valor avaliado pela prefeitura. Caso o imóvel venha ser comprado com a utilização de financiamento bancário, o percentual será de 1% sobre o valor financiado e 2% sobre o valor dado como entrada. Ou seja, quem define, de fato, o valor, é a prefeitura. Quando o contrato é feito por uma instituição bancária, a solicitação do ITBI será feita pelo comprador. Para fazer essa solicitação, deverá ser feito o pedido online no site da prefeitura. O comprador deverá enviar os dados que pedirem e uma cópia do contrato escaneado, após isso o boleto é emitido para pagamento. Nos casos em que a escritura é feita pelo tabelionato, o próprio tabelionato solicita as guias e o comprador faz o pagamento. Após feito isso, deve ser encaminhado o comprovante ao tabelionato para confirmação de pagamento. 

 

Deu pra perceber que o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis é um tributo obrigatório, e deve ser levado em conta no momento da compra de um imóvel, não é mesmo? Mas é só se planejar bem e contar com o apoio de uma consultoria dedicada para sanar essa e outras dúvidas burocráticas na aquisição de um novo lar. Conte com a gente!