Blog
Pontes na região e a valorização de imóveis

Pontes na região e a valorização de imóveis

Em ano eleitoral muita obra sai do papel. 2020, mesmo em meio à pandemia, não foi diferente. Projetos antigos foram analisados novamente e até mesmo novos projetos apareceram para concretizar as famosas pontes no centro de Blumenau… Vamos entender as necessidades por trás das obras e conferir os impactos no trânsito da região e, claro, no mercado imobiliário da cidade .

1º Obras em andamento

Depois de anos de ideias e projetos, em 2019 a prefeitura abriu o processo de licitação para duas pontes na região central de Blumenau, uma no centro histórico, ao lado de um dos mais belos pontos turísticos da cidade, o Biergarten, e outra alguns metros a frente, cortando o rio Itajaí-açú e ligando a beira-rio ao bairro Ponta Aguda. Essa segunda ponte ficará ao lado da ponte Adolfo Konder, que já liga as duas regiões em mão simples, e promete garantir um trânsito mais fluido, fazendo a conexão com outra obra de mobilidade urbana do bairro, o Binário da Rua Chile.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Blumenau

2º Projetos para o futuro

Como já comentamos, outras pontes têm projetos já desenvolvidos, porém os custos para a máquina pública e a dificuldade de encontrar uma ideia que agrade a boa parte da população, impediram que outras obras tenham sido realizadas. Ideias como a ponte da Prainha e outras conexões que cortariam o rio Itajaí parecem que serão engavetados nesse momento, haja visto o grande investimento realizado em meio a uma pandemia de nível global. Já para os bairros mais afastados do Centro, devem também ter novidades nos próximos meses, com o andamento de uma obra no bairro Garcia, entre as ruas Anchieta¸ Esmeraldas/Rua Paulo Scheidemantel, e também na conclusão da Ponte do Salto.

 

3º Regiões impactadas

O trânsito na região, em horários de pico, já sinaliza o gargalo presente hoje no centro da cidade. Em dias de chuva, a atenção deve sempre se redobrada. Com as obras em andamento, os motoristas que passam pela beira rio diariamente precisam ficar ligados e sempre alerta para as sinalizações. No longo prazo, ao final das obras, espera-se uma fluidez melhor do trânsito, principalmente no sentido centro-bairros, o que pode impactar positivamente na valorização dos imóveis da região, sejam eles residenciais ou comerciais.

 

Para quem já possui um imóvel ou investimentos imobiliários nessas localidades, o momento é de estar atento às variações do mercado e aproveitar as oportunidades de bons negócios. Para aqueles que buscam um investimento a longo prazo, é importante acompanhar o progresso das obras e ficar de olho nos impactos causados pelas soluções apresentadas.