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Como adquirir a escritura do imóvel?

Como adquirir a escritura do imóvel?

No último post falamos sobre o que é o ITBI (valores e o porquê de realizar este pagamento). Agora, com essa etapa finalizada, chegou a hora de irmos atrás da escritura do imóvel! 

 

O que é a escritura?

A escritura trata-se de um documento de cunho público produzido no cartório de notas. É o documento que objetiva validar a compra/venda de um determinado bem imóvel. Nada mais é do que um comprovante de que o proprietário é legalmente o dono do objeto escriturado.

No caso, quando utiliza-se do tabelionato para lavrar a escritura, o comprador deve fornecer o comprovante de pagamento do ITBI ao tabelionato. Após isso inicia-se a etapa da confecção da escritura.

 

Conferência das informações

Com a minuta pronta, será encaminhado para o(s) vendedor(es) e o(s) comprador(es) para conferência e concordância do que foi acordado entre ambas as partes, assim como os valores pagos das taxas e impostos, além de outros detalhes. Com essa validação feita, os envolvidos são chamados para a assinatura da escritura. 

 

Assinatura do documento

Neste momento da assinatura, o comprador também deverá pagar os emolumentos correspondentes ao custo da escritura. Vale lembrar que a escritura deverá ter as assinaturas com reconhecimento de firma!

 

Caso a compra tenha sido feita por meio do contrato com uma instituição financeira, o processo segue com o pagamento do ITBI e com a posse do comprovante de pagamento em mãos,  deve-se encaminhar as vias do contrato diretamente ao Registro de Imóveis.

 

Com a escritura em mãos, vamos avançando para as próximas etapas. Confira nos próximos posts!