Blog
Aprenda como avaliar um imóvel!

Aprenda como avaliar um imóvel!

Sempre que pensamos em comprar ou vender um imóvel nos deparamos com uma dúvida recorrente: Qual o valor adequado para esta propriedade? A resposta depende de alguns fatores, os quais eu irei explicar melhor para você nas linhas abaixo:

Localização
Cada região de uma cidade possui um preço médio por metro quadrado, que pode variar devido a infraestrutura presente nos arredores. Deste modo, não devemos levar em consideração apenas o bairro que a propriedade se encontra, mas também as comodidades ao seu redor. Por isso preste atenção nas seguintes características:

  • Possui praças, bosques e arborização
  • Localidade com valor histórico
  • Trânsito leve e ruas calçadas
  • Baixa poluição sonora
  • Fácil acesso e boa mobilidade urbana
  • Próximo a supermercados, padarias, escolas e centros comerciais
  • Região residencial
     

Tamanho
É uma questão que irá variar conforme o perfil e as necessidades de quem está querendo comprar o imóvel. De forma geral uma propriedade grande é mais valiosa que uma pequena, contudo, as demais variáveis apresentadas aqui irão influenciar de forma significativa no valor do mesmo. Temos exemplos de pessoas que preferem apartamentos mais antigos devido o tamanho superior das plantas antigas, ao mesmo tempo que muitas pessoas preferem propriedades menores, porém bem localizadas.

Infraestrutura
Imóveis sempre tem seu valor agregado quando contam com boa infraestrutura, ex: Espaço gourmet, churrasqueira, playground, academia, piscina, salão de festas e jardins/bosques. 

Idade do imóvel
Construções antigas costumam apresentar plantas amplas, mas muitas vezes com uma divisão ruim. Além disso, a maioria destes imóveis contam com instalações antigas, as quais normalmente demandarão algum tipo de manutenção. Deste modo, a idade no imóvel é determinante no valor da propriedade, variando para mais conforme a construção seja mais nova.

Segurança
Um dos pontos que vem ganhando atenção nos últimos anos é a segurança, em muitos casos, ela é determinante para a compra de uma propriedade. Recursos como porteiros, sistemas de vigilância e monitoramento 24h, cercas elétricas, alarmes e portão automático aumentam de forma consideravelmente o valor do imóvel.

Vagas de garagem
A vaga de garagem é fator muito importante para estabelecer o preço do imóvel. Pois hoje em dia é comum que as famílias tenham automóveis e na maioria das vezes mais de um, imóveis que oferecem somente uma vaga são pouco valorizados.

Andar e posicionamento
O andar e a posição em relação ao sol são pontos determinantes no valor de um imóvel. O sol do norte é o mais requisitado, e quanto mais alto o andar maior é a valorização de um apartamento.

Agora que você já sabe o que valoriza seu imóvel é só fazer a escolha certa. Fica a dica!