Blog
9 Dicas para comprar um imóvel na planta

9 Dicas para comprar um imóvel na planta

 

Uma dúvida recorrente entre meus clientes é sobre a aquisição de imóveis na planta.

Esta modalidade de investimento teve grande adesão nos últimos anos devido ao boom imobiliário brasileiro e suas vantagens financeiras, as quais são associadas a parcelas mais enxutas e a valorização da construção depois de pronta.

Sem dúvida esta é uma ótima opção de investimento, porém devemos tomar alguns cuidados, importantes, na hora de adquirir um bem deste tipo. Então veja abaixo algumas dicas:

 

1. Avalie a localização do imóvel.

Você deve visitar o local onde a obra foi iniciada ou será feita. Certifique-se que a região atenda necessidades básicas como: transporte urbano, comércios variados e segurança pública. Escolas, hospitais, Supermercados e Bancos também ajudam a valorizar a localidade.

 

2. Prepare-se financeiramente

Esta é uma questão essencial antes de qualquer investimento, por isso busque ferramentas e profissionais que lhe auxiliem com uma simulação de crédito imobiliário, desta forma você terá noção do valor das parcelas que irá assumir e, também, do valor total de seu financiamento. A grande vantagem aqui é que um imóvel na planta normalmente é mais barato que um finalizado.

 

3. Conheça a construtora/incorporadora responsável pela obra.

Com certeza é um dos pontos fundamentais na hora de comprar um imóvel na planta, pois você precisa proteger seu capital de empresas fraudulentas. Para evitar maiores problemas, faça uma pesquisa sobre o histórico da empresa, comece buscando seu nome no google e outros sites como o reclame aqui. Pesquise também junto ao Conselho Regional de Engenharia, no Procon e na prefeitura.

 

4. Analise cuidadosamente a planta do imóvel.

Talvez uma das maiores desvantagens de adquirir uma propriedade na planta é a impossibilidade de observá-la pronta. Porém você precisa se certificar que questões importantes serão levadas em consideração durante a construção, entre elas temos: distribuição dos cômodos, posição solar, localização das áreas comuns, infraestrutura, etc. Tire um tempinho para analisar estes detalhes e não tenha vergonha de validá-las junto a construtora. (Caso seja possível, observe detalhadamente a maquete e visite o imóvel decorado do empreendimento)

 

5. Negocie a forma de pagamento.

Em muitos casos não é necessário uma entrada expressiva para a compra de um imóvel na planta. Além disso, diversas construtoras possuem formas de pagamento diferenciada permitindo adaptar as parcelas dentro da realidade financeira do comprador. Aproveite a oportunidade e vá em busca de uma boa negociação, você irá se surpreender com valor poupado até a quitação do imóvel.

 

6. Não fuja das reuniões de condomínio.

Participe de todas as reuniões do seu condomínio. Nestes encontros serão definidas questões importantes sobre o seu imóvel, como: uso de áreas comuns, investimentos em segurança, contratação de serviços de administração, entre outros.

 

7. Fique de olho no calendário.

Atrasos são comuns em todos os tipos de obra, porém você deve se resguardar e buscar seus direitos caso se sinta lesado. O não cumprimento das datas estabelecidas em contrato podem resultar na devolução integral e corrigida do valor investido, além de multas e indenizações.

 

8. Cuidado com o memorial descritivo.

Todo o material de acabamento utilizado no imóvel será relacionado em um memorial descritivo. Leve-o com você em suas visitas ao imóvel e certifique-se que tudo está de acordo com o que foi estabelecido em contrato. Na vistoria final faça uma checagem completa da lista. (Outra questão importante é remedir o imóvel para confirmar se ele está de acordo com a metragem definida no processo da compra).

 

9. Procure a opinião de um profissional

Como você pode perceber, existem diversos cuidados que você precisa tomar na hora de adquirir um imóvel, por isso conte com a ajuda de um consultor, o qual irá lhe orientar com as melhores práticas do mercado. Desta forma você protege o seu dinheiro e conquista aquele imóvel dos sonhos sem sustos ou dores de cabeça.

 

Além disso, um consultor imobiliário especializado poderá lhe ajudar em todo o processo da compra, negociando preços e as melhores condições de pagamento.